Cotação da Libra

Cotação da Libra para São Paulo - Capital

Abaixo você encontra o preço do Libra hoje (*), Caso queira ser avisado quando a cotação estiver no melhor momento no mercado, basta cadastrar um ALERTA (gratuito).

 
 

Se está pensando em ir para o Reino Unido, é bom conhecer mais sobre a cotação da Libra Esterlina, moeda oficial da região, conhecida como uma das mais antigas no mundo. A origem do nome vem de uma construção Latina, que tem significado com a medida de peso "libra pondo".

Aqui no Brasil ainda conhecemos a moeda como "Libra", mas por lá a referência já não é a mesma. Independente disso, esse dinheiro criou raiz com o seu símbolo, que é um "L" enfeitado: £.

O fato do nome ter relação com medida de peso não é à toa: em sua criação, ela equivalia ao mesmo preço da prata. A moeda é tão antiga que os seus primeiros passos foram desenhados no Século 8, na Inglaterra, pelo rei Offa. Aliás, o nome dessa autoridade era gravado nas moedas.

Muito falamos sobre a palavra Libra, mas nada sobre "Esterlina", entretanto, como esse artigo é para tirar todas as suas dúvidas a respeito da cotação da libra, vale a pena falar até sobre esse detalhe:

Essa composição ao nome Libra chegou bem mais tarde, só em 1075, após a Conquista da Normandia. Há quem diga que o nome pode ser derivado de "esterlin", que, na Normandia significa "pequena estrela", ou "lesterling", que em árabe significa dinheiro.

Essa moeda já foi tão valorizada que até os seus poucos centavos valiam muito. Para ter uma noção, cada pound era fracionado em 20 xelins. A primeira moeda em unidade pound só surgiu em 1489, e era conhecida como Sovereign. Já as moedas entraram em circulação depois da criação do Banco Central da Inglaterra, e todas elas eram escritas à mão. Só depois as moedas de ouro e de cobre foram inclusas.

Ao passar dos anos, o valor real da Libra Esterlina foi se modificando. Como é muito antiga, a Libra começou a registrar uma inflação muito alta ao passar dos séculos. Um estudo realizado pela Câmara dos Comuns, na própria Inglaterra, mostrou que entre 1750 até 1998, os valores aumentaram 118 vezes.

£1 libra é o mesmo que 100 pennies (plural de pence - que é a mesma coisa que os nossos centavos).  Entretanto, quando na Inglaterra, não ache estranho que te respondam "It costs 10 quid", "Custa 10 pounds" no momento em que perguntar o preço de algo, pois "quid" é como um apelido do dinheiro inglês.
£0.01 = 1 pence (centavo);
£0.10 - 10 pennies (centavos);
£1.00 = 1 pound (ou quid).

Diferença entre a libra turismo e a libra comercial

Como ocorre com as outras cotações, a Libra mais conhecida e divulgada para todos nós é a do câmbio comercial, que não é o utilizado para quem vai usar o dinheiro para passeio, por isso não tenha como base só o que é divulgado, porque a cotação da Libra turismo pode ser até 8% mais alta do que a cotação da libra comercial.

A explicação para essa diferença de valor é pelo fato de que quando se compra uma libra turismo é utilizado dinheiro vivo para a transição, aumentando os valores de outro custo do banco central e casas de câmbio. Enquanto as transições comerciais ocorrem de forma eletrônica, é tudo virtualmente.

Sabemos bem que Londres é uma cidade bem turística e movimentada durante todo o ano, mas, mesmo assim, não são todas as lojas que trabalham com dinheiro estrangeiro.

Até porque existe uma regra de que só é possível aceitar a Libra Esterlina. Entretanto, é bom dar uma pesquisada em quais lugares de Londres é possível fazer essa troca, dessa maneira, caso já tenha alguns euros na carteira, eles não serão jogados fora. 

Nas lojas grandes de departamento do Reino Unido é possível fazer essa troca. Na Harrod e Selfridges, por exemplo, existe a possibilidade de pagar usando Libra ou com o Dólar da União Europeia e o Dólar americano. A Selfridge aceita até dólar canadense, iene japonês e franco suíço.

Já alguns comércios como a Marks and Spencer, e outras populareas da área, não trabalham com moeda estrangeira diretamente no seu caixa, mas como uma forma de ajudar a sua clientela ele realiza a cotação da libra em suas suas próprias casas de câmbio, "bureaux de change".

A diversificação das moedas europeias pode causar confusão nos turistas no momento da cotação da libra, por isso, vale a pena saber em quais locais a Libra é a moeda oficial. Nos países que fazem parte do Reino Unido, como Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales e também na Geórgio do Sul, no Tristão da Cunha e nas Ilhas Sanwich do Sul.

Em Santa Helena, Ascensão e Gibraltar ela é oficial da mesma forma da Libra de cada país. Na Ilha de Man e nas Ilhas de Guernsey e Falkland é utilizado a Libra local.  Em todos esses territórios essa moeda é comparada à esterlina em 1:1.

Convertendo a moeda

A cotação da libra esterlina pode variar muito devido aos diferentes fatores. Um exemplo é o BREXIT, que enfraqueceu o valor da moeda inglesa. Em determinada fase da libra, em um único ano, a moeda passou a ser desvalorizada até em relação ao real em um número que chegava 15%. Imagina só em outras moedas como o dólar.

Devido a diferença de local para local na Europa é preciso pensar bem antes de converter todo um dinheiro. Por exemplo, o dinheiro da Inglaterra não é o mesmo utilizado em muitos locais da Europa, então caso esteja fazendo algo como uma tour pelo continente evite converter tudo para um único valor.

Quanto mais conversões você realiza, mais taxas sobre taxas você terá que pagar e no final pode ser que o valor saia mais alto do que o esperado. A dica é trocar uma pequena quantidade para cada local de uma vez, só que ciente com cada despesa. Dar preferência às moedas também é uma boa pedida. O dinheiro que sobrar você guarda e espera chegar no Brasil.

Caso vá visitar o Leste Europeu, fique atento às pessoas que estão na rua fazendo troca do dinheiro local. Na Inglaterra, não é comum encontrar esse tipo de atividade, mas, mesmo que fosse, o ideal é não negociar com esse público, pois é contra a lei.

Além disso, em muitos casos, esses "vendedores" estão apenas repassando notas falsificadas ou só buscando distrair os turistas para que os batedores de carteiras levem o que é seu.

 

Avisaremos você qual o melhor momento

Cadastre um ALERTA GRÁTIS que avisaremos você direto no seu celular quando as cotações das moedas chegarem no valor desejado no mercado.

Clique Aqui e Saiba como funciona

 
Além disso, você ainda conta com a conveniência e agilidade do nosso atendimento via WhatsApp. Nossos Consultores de Câmbio Online tiram todas as suas dúvidas e orientam no fechamento das suas operações, além de informar as cotações diárias e as condições do mercado de câmbio.
Tudo isso, para você não perder as melhores oportunidades do mercado e planejar sua viagem com toda antecedência e sem sustos.

*Atendimento no horário comercial Segunda a Sexta das 09:00h às 18:00h