Retomada dos gastos de brasileiros no exterior (USD Bi) e as perspectivas do mercado de cambio turismo

Exibir tudo

Retomada dos gastos de brasileiros no exterior (USD Bi) e as perspectivas do mercado de cambio turismo

gastos dos brasileiros em 2017

Segundo dados do Banco Central, os gastos de brasileiros no exterior somaram USD 14,1 Bi até set/2017, sendo cerca de 35% maior do que o mesmo período do ano passado (USD 10,4 Bi). Isso mostra uma tendência de crescimento deste mercado, que deve fechar com um valor projetado de USD 19,6 Bi até dez/2017.

Entrevistamos Wilson Nagem, Vice-Presidente da ABRACAM sobre o atual cenário,  perspectivas para o segmento de cambio turismo e como as corretoras de cambio estão se preparando para uma possível retomada.

 

BLOG CLICK CAMBIO: Com sua experiência de mais de 20 anos nesse mercado e sócio majoritário da Treviso Corretora de Cambio, como você vê o atual cenário do mercado de cambio turismo ?

Wilson Nagen: Como dizem os economistas, existem duas formas de ver: “o copo meio cheio ou meio vazio”.  Se olharmos para 2016, foi um dos piores anos em termos de gastos de brasileiros no exterior(gráfico), com uma queda de 16,5% e tivemos o menor valor em sete anos, desde 2009. Portanto, isto impactou sensivelmente a receitas das principais corretoras de cambio do mercado, levando inclusive, ao fechamento de algumas.

Por outro lado, passamos a ter um maior investimento em tecnologia e inovação, com o surgimento de novos players / sites que passaram a fomentar mais negócios e a ajudar os clientes a buscar as melhores cotações, com comparativos de preços e maior comodidade pelos serviços oferecidos via internet.

Tudo isso posto na balança, leva a crer que as corretoras e estes novos players estão preparados para aproveitar a possível melhora de cenário visualizada até o momento, o que nos leva a acreditar na visão do “copo meio cheio.”

 

BLOG CLICK CAMBIO: Diante desse cenário, como as corretoras e estes novos player estão se preparando para atender os clientes interessados em comprar dólares para viajar ao exterior?

Wilson Nagem: Mais do que oferecer apenas o menor preço, as corretoras (e, em muitos casos, associadas a estes novos players) devem se preocupar com um melhor serviço, prestado de maneira ágil e segura. Se as corretoras se preocuparem apenas em concorrer em preço, vão, naturalmente, destruir suas margem e não fidelizarão os clientes.

Portanto, é fundamental utilizar toda esta base tecnológica disponível para criar serviços de valor agregado aos clientes e diferenciais que sustentem este business a longo prazo. Por exemplo, quem hoje em dia não utiliza o WhatsApp para resolver muitos dos seus problemas do dia a dia. A comodidade deste aplicativo é essencial para a vida de nós todos, principalmente, quando estamos falando de estar bem informado e no tempo certo sobre as principais cotações do mercado de cambio. Se as corretoras querem oferecer um bom serviço, devem estar antenadas com estas novas ferramentas e criar canais de comunicação e de negócio eficientes e práticos para os clientes.

BLOG CLICK CAMBIO: Qual a principal dica que você daria aos brasileiros que pretendem viajar para o exterior e vão precisar comprar dólares?

Wilson Nagem: A primeira grande dica é se planejar. Habitualmente, todos compramos dólares apenas na ultima semana (ou até mesmo no próprio dia) da viagem. Certamente, quem faz isso corre um risco enorme de pegar um momento de alta do dólar e, como deixou para ultima hora, deverá gastar mais reais para comprar a mesma quantidade de dólar que pretendia levar. Por tanto, procurem acompanhar o mercado de cambio e comprar a moeda nos melhores momentos de mercado, aproveitando as oportunidades de queda da moeda desejada.

Sabemos que no dia a dia isso é muito difícil, mas a tecnologia está ai para ajudar nestes casos. Existem inúmeros sites e aplicativos comparativos de preços. Basta pesquisar e escolher aquele mais completo e eficiente para você.

Comprar nesses melhores momentos e mais vezes antes da viagem, permitirá que você forme uma curva média e obtenha melhorares cotações ao longo do tempo até o dia da sua viagem. Isso, fará com que você economize com sua viagem, antes mesmo de começar a viajar. Como reforço, comprem com antecedência, afinal, assim como não adianta contratar um seguro no dia que bateu o carro (por que custaria uma fortuna), o mesmo vale para comprar dólares ou comparar cotações muito próximo da data da sua viagem.

Como segunda dica para quem vai comprar dólares para viagem, verifique se a corretora onde você vai comprar tem opções de entrega como delivery, lojas etc. Isso facilitará muito a sua compra para poder receber de acordo com a sua disponibilidade e expectativa. Muitas, inclusive, nem cobram pela entrega, dependendo do valor adquirido e da localidade.

E por fim, não deixe de levar mais de um meio de pagamento para sua viagem ao exterior. Por exemplo, leve uma parte em espécie (papel moeda), pela facilidade do manuseio e locais onde só aceitam dinheiro, mas também leve uma parte em créditos de cartão pré-pago, que é um meio seguro e ágil de transportar valores em sua viagem. E ainda melhor, se precisar recarregar, atualmente, as principais bandeiras tem essa possibilidade disponível.

 

BLOG CLICK CAMBIO: E o que sua empresa, a Treviso, umas das maiores corretoras do mercado está se preparando para este cenário de retomada do mercado ?

Wilson Nagem: Estamos neste mercado a mais de 12 anos, atendendo mais de 100 mil clientes e sempre nos reinventando. Não poderia ser diferente neste momento. Acabamos de lançar em parceria com a TARGET BUSINESS SOLUTIONS (www.targetbsolutions.com.br) o serviço Click Cambio (www.clickcambio.com.br).

O Click Câmbio é um serviço gratuito de alerta e fechamento de câmbio online, oferecido por nós, que avisa quando a cotação do dólar e das principais moedas atingem o preço que o cliente deseja comprar, sendo informado como ele preferir: via SMS ou e-mail. Isso possibilita que ele feche as melhores operações de câmbio via internet, aproveitando as oportunidades, no momento certo.

Essa comodidade de ser avisado quando a cotação do dólar chega no patamar desejado e de fechar pela internet, direto e no melhor momento do mercado, são grandes diferenciais e que geram valor para o cliente. Mas este serviço fica ainda mais completo quando associamos um canal exclusive de atendimento para estes clientes via WhatsApp. As nossas pesquisas de satisfação de pós venda apontam que estamos no caminho certo, onde os clientes que utilizaram este nosso novo serviço Click Cambio elogiaram bastante, além de mantermos um preço competitivo neste canal.

Por tudo isso, podemos garantir que as novidades são positivas e que estamos preparados para esta retomada e em sintonia com nossos clientes.