“PANDETUR” – alternativas de receita para agências de turismo

“PANDETUR” – alternativas de receita para agências de turismo

O coronavírus já não é novidade. Há alguns meses estamos enfrentando a maior pandemia dos tempos modernos e a comunidade científica nunca esteve tão unida em busca de um único objetivo: encontrar uma vacina que seja eficaz contra o coronavírus.

Enquanto a vacina não é encontrada, o mercado de agências de turismo é um dos mais afetados pela pandemia, uma vez que viajantes têm tido mais cautela ao viajar. Máscaras, álcool gel e a atenção às regras sanitárias nunca foram tão essenciais tanto em casa quanto em aeroportos, rodoviárias e outros pontos com alto volume de passageiros.

Além disso, é claro, o impacto na economia como um todo fez com que muitas pessoas perdessem sua fonte de renda. Todo esse cenário negativo, certamente teve um forte impacto sobre as receitas das agências de turismo, chegando a 3.9 bilhões de perda de receita de acordo com pesquisa feita pela BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Esta pesquisa também revela que pelo menos 90,4% dos embarques no mês de março foram cancelados ou adiados, e o número subiu até para 94.2% até junho. Já em julho o pessimismo diminuiu, mesmo assim 63,5% das viagens de planejadas para o mês foram canceladas ou adiadas.

A perspectiva não é positiva para boa parte do mercado: 41% das empresas de turismo preveem uma queda de até 50% da receita em comparação com 2019. Os remanescentes 59% esperam quedas ainda maiores.

Entendendo o perfil do viajante hoje

Foi pensando neste cenário econômico cheio de dúvidas que a TRVL Lab, uma iniciativa Panrotas e Mapie em sua terceira edição, aplicou uma pesquisa em julho de 2020 com a intenção de entender melhor como o consumidor de viagens está se comportando no meio desta pandemia.

Em geral, ainda estamos cautelosos. Antes crentes que haveria uma melhoria ainda este ano, hoje os viajantes optam por cancelar as suas viagens ou deixá-las pré-agendadas para 2021, de acordo com a pesquisa.

As perspectivas também mudaram em relação ao orçamento dos viajantes. Para quase 60% dos viajantes, o orçamento para viagens se reduziu ou simplesmente deixou de existir. Enquanto para apenas alguns poucos afortunados (3,06%) a quantia destinada ao turismo aumentou.

Já nas agências de turismo o principal foco continua sendo a manutenção do contato com clientes para relacionamento (71,28%). Logo em seguida no ranking aparecem as ações para inspirar viagens futuras (69,59%). Então, certamente, este é o momento para ajudar os viajantes a se planejar e se manter no mindset dos clientes.

A pesquisa também revela dados interessantes como a preocupação dos passageiros com boas práticas e regras sanitárias. Mesmo que aparentemente o medo esteja diminuindo, ainda é um fator que influencia diretamente no planejamento de novas viagens.

Embora o cenário seja pouco convidativo, é extremamente importante que as agências estejam preparadas para a retomada total das atividades do mercado. Diversificar as fontes de receita das agencias pode ser a chave para uma recuperação logo à frente.

O caminho para a diversificação das receitas das agências de turismo

Para as agências que vendem pacotes internacionais ou intercâmbios: certamente seus clientes vão precisar de moedas estrangeiras para poder viajar com conforto.

Uma alternativa é uma parceria com o  Click Câmbio, que é um serviço que pode ajudar estas agências neste momento. Através deste serviço gratuito o cliente/lead recebe alertas que avisam quando a cotação do dólar, euro ou libra atinge o preço desejado, possibilitando que feche suas operações de câmbio quando for o melhor momento. Isso permitirá que os clientes planejem com antecedência a compra da moeda estrangeira e manterá ele vinculado ao receber notícias e alertas sobre o mercado de câmbio.

Confira algumas vantagens que podem fazer toda a diferença ao ter o Click como parceiro:

– Pelo serviço funcionar de maneira automática, não é necessário que um funcionário da agencia fique alocado especificamente ofertando papel moeda ao cliente. Mesmo que seu cliente planeje viajar apenas em 2021, poderá já ir comprando moedas aos poucos e a agência pode ajudar neste planejamento;

– A agência consegue obter novos clientes ao ofertar os serviços de câmbio – reativando ou mantendo contato com leads qualificados de maneira automatizada;

– Tudo é resolvido diretamente pelo Whatsapp – pura praticidade para todos os envolvidos. O cliente consegue comprar moeda e receber onde estiver, sem ter de ir até uma loja de câmbio;

– Além de tudo, a agência também pode ofertar pacotes para clientes da base do Click (consulte condições), o que pode aumentar suas chances na hora de vender novos pacotes.

Para investir em diversificação de receitas desde já, conheça mais sobre o Click aqui.

Bons negócios!

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